Nos dias 28 e 29 de julho, a Cáritas Brasileira, por meio da Articulação Noroeste e a Cáritas Suíça realizaram uma visita institucional a Porto Velho (RO) como parte das ações do Projeto Europana. O objetivo da visita foi conhecer de perto a realidade local e fortalecer as ações voltadas à população migrante no território.
Durante a agenda, houve um importante momento de diálogo com o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, que compartilhou sua percepção sobre os desafios enfrentados pelas pessoas migrantes e refugiadas na região, reforçando o compromisso da Igreja local com a acolhida e a proteção dos mais vulneráveis.
Participaram da visita Camila Suemi e Vanessa Ayres, assessoras nacionais da Cáritas Brasileira; Stiven Osório, coordenador regional de proteção Europana; Alexander Torres, coordenador regional de projetos; Sérgio Costa Floro, referência da Cáritas Suíça no Brasil;
A equipe também contou com a presença de Rosa Maria Guarasugwe, assistente de proteção Europana, Adriana Barbosa, coordenadora do Projeto Europana em Porto Velho e Edilaine Guariniri de Oliveira articuladora regional da Cáritas Brasileira Noroeste que acompanha de perto as ações no território.
A visita institucional fortalece a cooperação internacional e reafirma o compromisso das entidades com a dignidade e os direitos das pessoas em situação de migração e refúgio na Amazônia.
Por: Anaely Roberto