Porto Velho, sexta, 19 de abril de 2024

24/03/2022 . Notícias da Igreja

Conselho Permanente confirma padre Patriky Samuel Batista como novo subsecretário adjunto geral da CNBB

Em sua primeira reunião de 2022, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirma o padre Patriky Samuel Batista como o novo subsecretário adjunto geral da entidade. Desde 27 de junho de 2019, padre Patriky vem exercendo a função de secretário executivo de Campanhas da CNBB, tendo sido transferido de sua diocese de Luz (MG) para Brasília.

A partir da nomeação de dom Dirceu de Oliveira Medeiros como bispo para a diocese de Camaçari (BA) em outubro do ano passado, padre Patriky, além da coordenação de campanhas da CNBB, vinha acumulando a função de subsecretário adjunto geral da entidade de forma interina.

Como aprendizado destes quase três anos à frente da coordenação de campanhas da CNBB, padre Patriky destaca como mais importante o conhecimento da realidade da Igreja no Brasil. “Visitando os regionais para a formação da Campanha da Fraternidade pude conhecer as diversas iniciativas que nasceram em todo Brasil a partir da CF bem como o empenho e a dedicação dos leigos e leigas a serviço das campanhas. Aprendi também sobre o valor da CF para a Igreja no Brasil que nos ajuda a viver a espiritualidade quaresmal enquanto compromisso de amor e solidariedade”, disse.

Agora na nova função, padre Patriky se coloca como um servidor da Igreja no Brasil. “Assumo esta nova missão agradecido a Deus e à CNBB por esta confiança e me coloco à disposição deste novo tempo de encaminhamentos sobretudo no que diz respeito à administração, gestão e o acompanhamento dos processos e no serviço aos colaboradores, assessores e regionais”, avalia.

O desafio, segundo ele, é dar continuidade a tudo que dom Dirceu e os outros subsecretários que o antecederam realizaram ajudando a CNBB avançar ainda mais no caminho da prestação de serviços com alegria à Igreja no Brasil, com uma gestão eficaz e administração cada vez mais transparente.

Trajetória pessoal e eclesial

Filho de José Sebastião Batista e Ana Maria da Silva Batista, padre Patriky nasceu no dia 28 de abril de 1983, na cidade de Piumhi (MG). É o filho mais velho de quatro irmãos: Priscilla, Prismeury e Wesley.

Em 2004 formou-se como Bacharel em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cursou no ano de 2013, a pós-graduação em Missiologia e Animação Pastoral pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS). E em 2018 concluiu outra pós-graduação em Teologia Pastoral para uma Igreja em saída pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (MG).

Em dia 05 de julho de 2008 foi ordenado diácono, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Luz, na celebração Eucarística de abertura do tríduo em preparação ao Jubileu de 90 anos de criação da Diocese de Luz, em 8 de julho do mesmo ano. Desde então, Pe. Patriky passou a integrar a Coordenação Diocesana de Pastoral e atuar como membro da Comissão Diocesana para Subsídios. Desde sua ordenação sacerdotal, em 20 de dezembro de 2008, assumiu como lema para o seu ministério: “Servi ao Senhor com alegria” Sl 99,2.