Porto Velho, sexta, 19 de abril de 2024

17/06/2022 . Notícias da Igreja

FALECIMENTO: MORRE DOM BRUNO PEDRON, BISPO EMÉRITO DE JI-PARANÁ (RO)

Faleceu nesta sexta-feira, 17 de junho, por falência múltipla dos órgãos, o bispo emérito de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron. O bispo já havia sido diagnosticado com câncer intestinal e estava internado desde o dia 1º de junho no Hospital da Unimed, em Campo Grande (MS).

Trajetória eclesial

Natural de Torreglia, província de Padova, no norte da Itália, dom Bruno nasceu em 03 de junho de 1944. Religioso da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos), veio ainda jovem para o Brasil. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de São Vicente em Campo Grande (MS) e Teologia no Instituto Pedagógico Salesiano Afiliato All’UPS Verona, em Saval, na Itália.

Foi nomeado bispo de Jardim (MS) em 1999. Ordenado em 21 de maio, dom Bruno tomou posse como bispo coadjutor em 04 de julho e como titular em 05 de agosto do mesmo ano. Em 2007 foi transferido para a diocese de Ji-Paraná (RO), onde tomou posse no dia 24 de junho. Em junho de 2019, o papa Francisco acolheu seu pedido de renúncia, por motivo de idade.

Dom Bruno também já foi presidente dos regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) da CNBB.

Nota de pesar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Bruno Pedron.

Confira o texto na íntegra:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, com pesar, a notícia do falecimento de dom Bruno Pedron, bispo emérito de Ji-Paraná, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 17 de junho.

A Conferência se une ao atual bispo da diocese, dom Norberto Foerster, para agradecer a Deus a imensa riqueza de dons oferecida à Igreja pela vida e testemunho de dom Bruno.

O lema episcopal de dom Bruno “Para que todos sejam um” reforça a sua luta durante todos estes anos de dedicação à Igreja: a de que a união faz a força sempre. Feliz o povo que o teve como pastor. Sua presença e estímulo certamente ficarão marcados em seus corações.

Enviamos o nosso abraço fraterno ao senhor, dom Norberto, e aos familiares de dom Bruno, ao clero de sua diocese e aos irmãos e irmãs das comunidades de sua Igreja Particular. Conte com nossas orações.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo