Porto Velho, segunda, 29 de abril de 2024

12/04/2024 . Notícias da Igreja

REFAÇA O CAMINHO ESPIRITUAL FEITO PELOS BISPOS DO BRASIL NO RETIRO CONDUZIDO PELO CARDEAL PIETRO PAROLIN

A Igreja no Brasil atendeu ao pedido do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, para dedicar um dia de oração pelo episcopado brasileiro e pela 61ª Assembleia Geral da conferência. Pelas redes sociais, diversas publicações com a hashtag #eurezopelaassembleiadosbispos mostraram unidade com os bispos.  

O bispo de Nova Iguaçu e presidente do regional Leste 1, dom Gilson Andrade da Silva, divulgou um vídeo direto do Santuário Nacional, motivando os fieis a se unirem.  

“Hoje, dia 10 de abril, estamos iniciando a nossa Assembleia Geral da CNBB e queremos nos sentir muito unidos com todas as nossas dioceses, nossas comunidades e venho convidar a você para que reze especialmente pela nossa Assembleia. Nós fazemos um caminho todos juntos e através da oração, invocando, sobretudo, o Espírito Santo para nossa Assembleia, podemos receber tantas graças, para vivermos juntos a importante e desafiadora missão que a igreja tem no Brasil. Reze por nós!” 

Na diocese de São Carlos, em São Paulo, os padres Marcos Ghidelli, Sérgio Leonel e Jorge Nahra rezaram, juntamente com os seminaristas e professores do Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA) pelo bom êxito da Assembleia (veja aqui o vídeo).

Por todo o país, os perfis oficiais de dioceses e arquidioceses fizeram suas publicações com a motivação oracional. A arquidiocese de Maceió, em Alagoas, publicou a foto do seu arcebispo, dom Carlos Alberto Breis Pereira, com os bispos dom Valdemir Ferreira dos Santos, de Penedo, e dom Manoel de Oliveira Soares Filho, de Palmeira dos Índios.

Outro segmento do povo de Deus que atendeu ao pedido para o início desta assembleia foi a vida religiosa. Na Fraternidade Santo Alípio e São Possídio, da Ordem de Santo Agostinho, em Fortaleza (CE), a capela da comunidade foi preparada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e um momento especial de oração.

“Foi um momento de recitação comunitária do Rosário pelo bom êxito da Assembleia, uma forma de estar em comunhão com nossos pastores e com todos os envolvidos neste grande evento eclesial”, destacou frei Tailer Ferreira, formador da comunidade.

O portal A12, do Santuário Nacional, motivou os seus seguidores por meio de uma postagem a oração de invocação ao Espírito Santo, Veni Creator Spiritus. 

Outra iniciativa de comunhão com os bispos acontece na própria sede da conferência, em Brasília. Os colaboradores se reúnem todas as tardes, às 15h, para rezar o Terço da Misericórdia durante todos os dias da Assembleia Geral.  

Os bispos do Brasil seguem reunidos em assembleia até o dia 19 de abril. Durante todo este período, o povo brasileiro é convidado a seguir em comunhão de orações com o episcopado. 

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h