Porto Velho, sexta, 29 de março de 2024

16/07/2022 . Notícias da Igreja

Seminarista da Diocese de São Mateus/ES faz visita a Arquidiocese de Porto Velho.

Diolino Barbosa dos Santos é seminarista do 4° ano de teologia no Seminário Maior São Mateus no estado do Espírito Santo e está em visita a Arquidiocese de Porto Velho do dia 15 ao dia 25 de julho para coletar dados e realizar entrevista para a sua pesquisa de conclusão de curso. Diolino irá partilhar conosco um pouco da sua caminhada vocacional e quais seus anseios e expectativas com a sua visita à capital Rondoniense.

Quando despertou sua vocação a seguir a vida sacerdotal?

Diolino: “O despertar vocacional veio no momento da minha juventude onde tive que escolher que caminhos profissionais seguir, e foi através da vivência comunitária, participando ativamente nas atividades da minha comunidade, pastoral da juventude, que vi onde me encaixava melhor e optei por de fato ingressar ao seminário, mas sempre nesse contexto de igreja, família e trabalho.”

Há quanto tempo você está se preparando?

Diolino: “Meu processo formativo iniciou-se no ano de 2014 no Seminário Propedêutico da diocese de São Mateus e no ano de 2016 fui para o Seminário Maior São Mateus fiz três anos de filosofia e estou agora no último ano de teologia.”

Quem foi seu maior incentivador da sua vocação?

Diolino: “O grande incentivador da missão sem dúvidas é Jesus Cristo, a dinâmica do bom pastor, do cuidado com as ovelhas e a preparação para me inserir ativamente nesse contexto é o que me motiva. A troca de experiência com outros padres, também a demanda pastoral da igreja isso tudo nos motiva a seguir a missão, mas sobretudo Jesus Cristo.”

É a sua primeira vez visitando a capital do estado de Rondônia, o que você está achando da cidade e quais as suas expectativas com a visita a Arquidiocese de Porto Velho?

Diolino: “Acolhida muito agradável, essa abertura já nos deixa em casa e bem à vontade para conhecer a cidade. Essa visita além de ser uma oportunidade para conhecer a cidade de Porto Velho, também está relacionada ao meu trabalho de conclusão de curso – TCC da teologia, onde eu estudo e pesquiso sobre a missão adgente no concílio do Vaticano II e seus eclos na querida Amazônia do Papa Francisco e venho também para conversar com Dom Roque que faz parte CEAMA – Conselho Eclesial da Amazônia e realizar entrevista com os líderes e representantes de comunidade para o relatório da minha pesquisa de conclusão de curso que funcionará como forma de extensão, primeiro estudei nos livros um pouco da realidade, claro que a gente não conhece tudo e agora a experiência de conhecer mesmo aquilo que eu estudei nos livros e vê como que uma coisa se encaixa com a outra.”

Que mensagem você gostaria de deixar aos jovens que sente o chamado a vida vocacional?

Diolino: “Eu diria aos jovens um pouco da minha própria experiência, não tenha medo, se sente o chamado ou sente dentro do seu coração uma sementinha vocacional não tenha medo de responder sim a esse chamado, a esta provocação que Deus nos faz, ás vezes no silencio do nosso coração e se colocar aberto, as coisas vão acontecendo na vida da gente de uma forma que não temos noção do quão bonito é a missão que assumimos da vida em santidade. Por vezes acham que estamos entregando tudo, quando na verdade estamos recebendo muito mais do que aquilo que a gente entrega. Diria para o jovens não terem medo, acreditar no chamado, e serem confiantes em Deus e na missão, rezarem e pedirem a intercessão da Virgem Maria para clarear nossos caminhos e pensamentos, ela que é a primeira missionária, quem atendeu o primeiro chamado de Deus. Não tenham medo, confiem na graça de Deus e se lancem da missão da evangelização.”

FONTE: PASCOM

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com