“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne que eu darei pela vida do mundo”. (Jo 6, 51)
Ser catequista é uma das mais belas missão que um cristão pode receber, o catequista é a presença viva de Jesus na vida dos seus catequizandos e muitas vezes é o único caminho que o leva até Jesus, por isso quando assumimos essa missão, nossa responsabilidade é ser testemunho de fé e amor, mostrando com a sua vida que o Reino começa aqui.
Como João disse, Jesus veio ao mundo para ser alimento vivo para todos aqueles que crerem Nele. Nós, através do batismo, recebemos a missão de discípulos de Jesus e a comunhão com Ele nos compromete a imitá-lo e a sermos presença viva na vida dos nossos irmãos. Receber Jesus que nos alimenta na Eucaristia é um convite a sermos pão repartido na vida do outro como disse o Papa Francisco na catequese do dia 22 de junho de 2014.
Assumir a missão de catequista é celebrar o amor, a entrega, diante do sim que demos a Jesus quando assumimos a missão de ecoar o evangelho a todos. Estar em comunhão com Jesus Eucarístico, se fazer pão na vida dos nossos catequizandos é mostrar com a vida que Jesus realmente habita em mim, o catequista é o espelho para o seu catequizando e para a comunidade. Comprometer-se com a vida do outro é desafiador, mas quando acolhermos Jesus em nossa vida, com o coração aberto, tudo se transforma, somos capazes de amar sem medida, de nos entregarmos totalmente à Ele e a missão, de encontramos força e coragem para enfrentar qualquer desafio, porque não estamos só, temos um Pai que caminha conosco.
Catequista você tem em suas mãos a chance de lapidar a vida espiritual dos seus catequizandos, por isso, faça de sua vida um dom, seja dedicado a sua vida espiritual tanto quanto você é dedicado à sua família, à sua casa e ao seu trabalho, porque os nossos catequizandos merecem o melhor de nós e o melhor que temos para oferecer é o amor incondicional que Deus tem por nós. Sejamos por inteiro de Deus, porque Ele se doou por inteiro por nós.
“A EUCARISTIA É O MATRIMÔNIO PERFEITO, ONDE EM CRISTO NOS TORNAMOS UM SÓ CORPO E UMA SÓ ALMA NO DESEJO DE SERMOS SINAL DO SEU AMOR NA VIDA DO OUTRO”. (Queila A. Lopes)
Comunidade São Luis Orione – Jacinópolis – Buritis (RO)
Texto: Queila A. Lopes
Por: Gabriel Almeida – Assessoria de Comunicação