Porto Velho, terça, 23 de abril de 2024

Coordenador(a)

Nádia Moura

PASTORAL DA CRIANÇA

Criada em 1983, pela médica pediatra e sanitarista Dra Zilda Arns e pelo então Arcebispo de Lon- drina Dom Geraldo Majella Agnelo , na cidade de Florestópolis/PR, a Pastoral da Criança é um Or- ganismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conforme o decre- to 05/2006 da CNBB.

A Pastoral da Criança atua em 16.636 comunidades no Brasil (dados 09/2022). Além disso, está pre- sente em outros 11 países da América Latina, África e Ásia: Guiné-Bissau, Haiti, Peru, Filipinas, Moçambique, Bolívia, República Dominicana, Guatemala, Benin, Colômbia e Venezuela. No Haiti, em 2010, a doutora Zilda Arns dava início aos trabalhos da Pastoral da Criança, quando foi vitimada pelo terremoto que arrasou o país.

Inspirados pelo desejo de Cristo: “ Para que todos tenham vida e a tenham em abundância”, ani- mados pelos ensinamentos da Dra Zilda Arns Neumann, em 1991, nas periferias de Porto Velho foi lançada a semente da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Porto Velho.

O objetivo da Pastoral da Criança é reduzir as causas da desnutrição e a mortalidade infantil, pro- mover o desenvolvimento integral das crianças, desde a sua concepção até os seis anos de idade, tanto em seu contexto familiar quanto comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes co- munitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Por vezes, os líde- res e voluntários da Pastoral da Criança são os únicos que entram em casas de difícil acesso e cons- troem com as famílias uma relação de confiança que é levada para a vida toda.

Além disso, a Pastoral da Criança atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação, e promove Campanhas de mobilização, de realização própria e em parcerias.

A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, paróquia, diocese e país, tendo equipes de coor- denação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral.

Coordenadora Nacional: Ir Veneranda da Silva Alencar.

Coordenador Internacional e Coordenador Nacional Adjunto: Dr Nelson Arns. Diretor Pastoral: Dom Elio Rama.

Coordenadora Estadual: Rosilda Reginaldo da Silva Faria. Bispo Referencial: Dom Norberto Foerster.

Sede da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Porto Velho: Av Carlos Gomes, 964. Caiari. E-mail: s17@pastoraldacrianca.org.br.

Telefone: (69) 99367-9902.

Autoridade Eclesiástica: Dom Roque Paloschi.

Coordenadora Arquidiocesana (2022-2025): Nádia Lúcia Moura Ribeiro.

Saiba mais baixando o aplicativo da Pastoral da Criança (Patoral da Criança + Gestante) é total- mente gratuito e todos são convidados a baixá-lo e a usá-lo, de acordo com o perfil mais adequado: particular, agente comunitário de saúde, profissional de educação infantil, família acompanhada da Pastoral da Criança, comunicador popular, rede de solidariedade, etc