Porto Velho, terça, 19 de março de 2024

Porto Velho, 07 de junho de 2022

Estimados irmãos e irmãs,

Paz e Bem!

Agraciados com o sopro do Espírito Santo, somos convidados a dar continuidade aos caminhos que Deus nos pede.

Nas últimas semanas, nos entristecemos ao contemplar a triste realidade do estado de Pernambuco, de modo singular a grande Recife, que sofre com as intensas chuvas que provocaram alagamentos em diversas regiões. O número de mortos e desabrigados tem aumentado diariamente. Diante disso, recordamos que nossa Igreja de Porto Velho foi marcada pelas enchentes em 2014 e a solidariedade vinda de tantos lugares mostrou a importância dos trabalhos de nossas pequenas comunidades, paróquias e Cáritas.

No espírito de Caridade Fraterna, conclamamos a todos para que, conforme o acordado no dia 04 de junho por decisão unânime do Conselho de Pastoral Regional Ariquemes, no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de junho de 2022, solenidade da Santíssima Trindade, unamo-nos em uma rede de solidariedade para com nossos irmãos e irmãs e façamos uma coleta solidária. O façamos seguindo o exemplo das comunidades primitivas, que fizeram a experiência de uma grande coleta para socorrer a Igreja de Jerusalém (Cf. I Cor 16, 3),

Para este fim, orientamos que as coletas de todas as celebrações deste fim de semana sejam destinadas para ajudar nossos irmãos e irmãs que sofrem com as enchentes na Diocese de Nazaré – PE, que tem sete cidades atingidas. Tal diocese é nossa igreja-irmã e colabora conosco com dois padres (Pe. Elias e Pe. Maurício), que atendem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho do Oeste. Pedimos que a coleta seja encaminhada para a conta da Cúria Arquidiocesana até no máximo dia 17 de junho para encaminharmos para Igreja-irmã de Nazaré.

“Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois “Deus ama quem dá com alegria”. (II Cor 9,7).

Contando com sua comunhão e solidariedade, minha estima e bênção.

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho