Porto Velho, sábado, 18 de maio de 2024

13/05/2023 . Notícias da Arquidiocese

Curso para missionários que chegaram à arquidiocese nos anos de 2022 e 2023.

Durante essa semana aconteceu uma formação para novos missionários que chegaram à arquidiocese nos anos de 2022 e 2023, segundo o Arcebispo Dom Roque “O curso para novos missionários promovido pelo regional do noroeste tem como objetivo criar essa vizinhança, essa partilha, fortalecer laços de solidariedade, de aproximação e de comunhão, foi uma experiência bonita, tínhamos pessoas de países diferentes e de várias regiões do Brasil e tudo isso é uma grade riqueza. Porque um missionário quando chega em uma missão não chega para caminhar sozinho, caminha junto com a igreja que está aqui, por isso ele precisa estar ciente disso e saber as coordenadas”

Neste curso para missionários, presenciamos momentos de aprendizado profundo. Compartilhando histórias, experiências e desafios. Durante esses dias intensos, foram inspirados por palestras poderosas e partilha de conhecimento

Entrevistamos algumas pessoas no local, que relataram suas experiências na Amazônia e no encontro

Ir. Maria Aparecida dos anjos, missionaria scalabriniana, atualmente está na paróquia São Cristóvão e ainda não conhecia a Região Norte e diz: “Estou me deparando com uma Igreja bonita, criativa, com rosto diverso, isso tem me alegrado muito e desafiado também, estou muito feliz aqui por ter encontrado essa realidade, uma realidade muito concreta de pessoas que realmente tem coragem de dar a vida para missão e isso me ajuda também a chegar e a entrar nesse contexto”. Irmã Aparecida lembra ainda a fala do Papa Paulo VI: “quando eu estava fora escutava a expressão Cristo aponta para Amazônia, isso me fez pensar “Como que é a Amazônia?” e chegando aqui colocando os pés nessa terra, pra mim está sendo assim uma alegria muito grande, estou aprendendo muito”.

Outro entrevistado foi o missionário do Uruguai, Pe Gastom Nunes, da Paróquia São Jose, cidade de Monte Negro, “estou aqui na Arquidiocese de Porto Velho desde de janeiro de 2023 conhecendo a realidade da Amazônia, conhecendo cultura, cultura do brasil e cultura da Igreja Particular, feliz de poder partilhar a missão com as comunidades dessa querida Arquidiocese. Aqui no encontro está sendo uma experiência gratificante, porque a gente se encontra com religiosos, religiosas, padres que estão trabalhando e querendo trabalhar. Estou amando essa realidade, assumindo essa realidade de uma forma diferente, essa formação é uma forma de amar a realidade a qual fomos chamados a servir.”

Desejamos a todos os missionários que chegaram à nossa arquidiocese uma jornada repleta de benção e realizações