Porto Velho, sexta, 03 de maio de 2024

22/04/2022 .

Nota de Repúdio – Pessoas em situação de rua

NOTA DE REPÚDIO

As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Porto Velho, entidades comprometidas com a defesa da vida e da dignidade da pessoa humana, manifestam total REPÚDIO às ações decorrentes da Operação Ordo, ocorridas no dia 07 de abril de 2022, que visaram promover a retirada forçada das pessoas em situação de rua que vivem ou passam a noite no canteiro central da avenida Jorge Teixeira e redondezas da rodoviária.

De acordo com informações de testemunhas, a referida operação buscava combater o tráfico de drogas e a revitalização da região, mas a Policia Militar, com o apoio da SEMUSB recolheu, de forma não autorizada e ilegal, os pertences das pessoas em situação de rua que se estabeleceram no local.

A administração pública deve se pautar sempre no respeito aos princípios constitucionais e legais vigentes, sem o ataque discriminatório, desproporcional e desumano de uma parcela da população que vive em extrema pobreza e vulnerabilidade social. As ações de revitalização do espaço e o combate ao tráfico de drogas devem ser conduzidas priorizando-se o cuidado das pessoas em situação de rua que ocupam o local, com o planejamento e execução coordenado entre os diversos atores da sociedade civil e do poder público que já atuam junto ao referido grupo.

Além disso, deve se garantir a concretização de ações de caráter integral e inclusivo para as pessoas em situação de rua em Porto Velho, com geração de moradia, emprego, renda, educação e tratamento humanizado ao consumo excessivo de álcool e drogas.

Salientamos e pedimos ao poder público que sejam criados protocolos estratégicos de atendimento para as pessoas em situação de rua e que ocorra a efetivação de políticas públicas voltadas para esse grupo em Porto Velho, com o fim de ações compulsórios que desrespeitem seus direitos humanos.

A Igreja Católica de Porto Velho se solidariza com as pessoas em situação de rua que tiveram os únicos bens que possuem recolhidos, exige a imediata restituição dos

pertences aos seus respectivos proprietários e a apuração e responsabilização de possíveis ilegalidades verificadas.

Convidamos ainda toda a sociedade para lutar no combate à violação da dignidade da pessoa humana e do direito à vida.

Porto Velho-RO 20 de abril de 2022.

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho