A Caminhada Eucarística marcou o segundo dia do Pré-Congresso Eucarístico da Região Pastoral Ariquemes, com saída do Santuário São Peregrino até a Paróquia São Francisco de Assis, um momento marcante de adoração e contemplação em que os participantes puderam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico pelas ruas da cidade.
Após a chegada do Santíssimo na Paróquia São Francisco e a benção, deu continuidade nas atividades ainda com os convidados Pe. André Luiz Bordignon-Meira, Ir. Laura Vicuna e Frei Faustino Paludo.
O Pré-Congresso Eucarístico encerrou com uma solene Celebração Eucarística, na homilia Dom Roque Paloschi enfatizou o cuidado de Jesus, como pastor de suas ovelhas, dos pobres e marginalizados. Dizendo que Jesus é o único e eterno pastor “Jesus nos convida a nos aproximar e ter compaixão dos feridos não podemos ficar longe dos marginalizado de hoje”. E ainda questionou: “Que pastores nós somos?”
Ainda durante da missa, receberam o ministério catequético, 23 catequistas da Região Ariquemes representando suas respectivas paróquias.
Para finalizar, o arcebispo, disse ainda que com a realização do Pré-Congresso Eucarístico devemos nos lembrar sempre que a Eucaristia não é algo privado, é algo profundamente comunitário. Receber a eucaristia é compromisso com a vida, mas não apenas com minha vida, mas com a vida dos pobres e marginalizados.
Com uma participação expressiva das comunidades, o Pré-Congresso Eucarístico foi um grande marco na preparação para a grande festa do centenário da Igreja Particular de Porto Velho em 2025.
Confira o albúm de fotos do evento: clique aqui
Texto: Elisandra Freitas