Porto Velho, sexta, 26 de julho de 2024

01 de Maio de 2022 – 03º Domingo da Páscoa

Dia de São José Operário

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

“Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho” (Jo 5,17)

Irmãos e Irmãs, Graça e Paz!

Hoje, primeiro de maio, celebramos o dia do trabalhador e da trabalhadora, e festejamos neste mesmo dia, São José Operário, festa instituída pelo Papa Pio XII, declarando São José padroeiro de todos e todas trabalhadores (as).

São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para ganhar o pão de cada dia e garantir a subsistência de sua família. Foi com São José que Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do trabalho. Celebrar a sua festa é fonte de inspiração para a Igreja e para a sociedade quando consideramos o trabalho como um direito a ser garantido a todos e todas para que possam viver com dignidade.

Na perspectiva do Evangelho, celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora nesse contexto de desemprego em nosso país, é recordar que é preciso desenvolver a ética do cuidado com os pobres, excluídos e desempregados, principalmente quando a chaga do desemprego cresce devido o enriquecimento inescrupuloso de poucos enquanto muitos convivem com a fome. Este é um cenário que se perpetua por causa da corrupção na esfera política, pela indiferença social, por uma cultura excludente.

A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto de Jesus que é libertar todas as pessoas que vivem mergulhadas no mar do sofrimento e da escravidão. Na pesca feita durante a noite, o resultado da ação dos discípulos, sem Jesus é o fracasso. É quando Jesus se faz presente que o trabalho dos discípulos de ontem e de hoje se torna fecundo.

Trabalhar é um direito e um bem fundamental para cada pessoa. Pelo trabalho, a pessoa participa da obra da criação, contribui para a construção de uma sociedade justa, tornando-se, assim, semelhante a Deus que trabalha sempre. A Doutrina Social da Igreja Católica mostra a necessidade de se reconhecer que o trabalho humano é condição indispensável para a promoção da justiça social e da paz civil. Sem trabalho não há dignidade para as famílias.

Neste dia, unamo-nos a muitos homens e mulheres que lutam pela justiça no trabalho, e sob a proteção de São José Operário, vamos rezar por todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso imenso Brasil, para que não falte trabalho a ninguém e que seja um trabalho digno. “Peçamos a S. José Operário que encontremos vias por meio das quais possamos colocar em prática o seguinte: nenhum jovem, nenhuma pessoa, nenhuma família sem trabalho!” (Patris Corde, n. 6).

Que por intercessão de São José Operário, Deus Pai, Filho e Espírito Santo abençoe todos os trabalhadores e trabalhadoras!

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho-RO