Porto Velho, sábado, 04 de maio de 2024

22/03/2024 . Palavra do Bispo

Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo Dia da Coleta Nacional da Solidariedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, lançou a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Durante a Quaresma, foram cinco semanas intensas dentro do caminho penitencial da Igreja, na qual a CF 2024 propôs um caminho de conversão em três perspectivas:

1. Tirar as “escamas” dos olhos para enxergar as situações de inimizade que geram divisões, violências e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus;
  2. Deixar-se iluminar-se pela luz do Evangelho que une a todos como família;
  3. Para então agir, promovendo o esforço de uma mudança pessoal e comunitária.

Como podemos perceber, esse caminho de conversão culminará no dia 24 de março, na Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, na qual se fará a Coleta Nacional da Solidariedade.

A Campanha da Fraternidade sempre foi, desde sua origem, uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil. São 60 anos de realização ininterrupta no qual nunca faltou a preocupação com o tema da caridade e amizade social, e a busca de construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Irmãos e irmãs, nossa fé não é algo etéreo e abstrato. A fé cristã é real e concreta, pois o fruto da oração e da penitência é a caridade. Por isso, neste tempo propício da quaresma, em preparação à Páscoa do Senhor, todos nós, cristãos batizados e batizadas, somos chamados a atender o apelo de Jesus que nos diz: “vós sois todos irmãos e irmãs”. E a forma de responder a este apelo é fazendo nosso gesto concreto de caridade neste Domingo de Ramos.

Como nos diz o Apóstolo Paulo: “Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7). Portanto, doe sua oferta generosa nas celebrações da sua comunidade, tendo a certeza de que sua colaboração ajudará a Igreja no Brasil a apoiar diversas iniciativas solidárias em todo o país pelos fundos diocesano e nacional de solidariedade.

No ano passado, com a oferta generosa de inúmeros irmãos e irmãs, foi possível apoiar 240 projetos sociais que devolveram a dignidade às pessoas, por meio do desenvolvimento humano integral. Oxalá, com a ajuda de todos poderemos levar esperança para tantas outras pessoas que necessitam de nossa ajuda.

O Papa Francisco na Fratelli Tutti nos diz que amizade social é: “amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço…”; (FT, 1); é “amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes que permitem construir uma grande família; é amor que “sabe de compaixão e dignidade” (FT, 62).

Queridos Irmãos e irmãs, não deixemos que palavras vãs e inconsequentes endureçam nosso coração! Que possamos colocar em prática aquilo que cantamos na letra do Hino da CF 2024:

“Alarga o espaço da tenda e promove a amizade social,

vence as sombras dum mundo fechado, construindo Igreja sinodal. Convertidos, renovados veremos novo céu, nova terra, afinal (Ap 21,1-7)”.

Dom Roque Paloschi