Porto Velho, segunda, 16 de setembro de 2024

10/08/2024 . Palavra do Bispo

Vocação Familiar – Dia dos Pais

Vocação Familiar – Dia dos Pais

 Porto Velho, 11 de Agosto de 2024

19º Domingo do Tempo Comum

“Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o homem que n’Ele se refugia” (Sl 33).

 

Queridos irmãos e irmãs,

Paz e Bem!

 

Neste segundo domingo do mês vocacional celebramos a vocação da família, tendo presente o Dia dos Pais. Nós sabemos e sentimos que a família vem passando por um processo de desestruturação. Mas é verdade também que existe uma retomada do lugar fundamental da família que é a igreja doméstica, célula viva, o lugar onde Deus quis morar, fazendo-se Verbo Encarnado. A família é onde se inicia a educação cristã, a vivência dos valores evangélicos da solidariedade, da fraternidade, do respeito e do amor.

Uma autêntica família cristã, comprometida com a proposta do Evangelho e com as necessidades da Igreja e da humanidade, torna-se celeiro das vocações e dos ministérios. Ela é o espaço e o ambiente ideal para aprofundar e formar a consciência vocacional das crianças, dos adolescentes e dos jovens, pois, no amor e na fidelidade da família se encontra o sinal visível e palpável, pelo sacramento do matrimônio, do amor e da fidelidade do próprio Deus.

Queridas famílias e, em especial, hoje, quero me dirigir a vocês homens, chamados por Deus para serem pais: Sigam o exemplo da Família de Nazaré que, em sua pequenez e humildade, se fez a servidora do Senhor. Tenham sempre mais consciência de que a vocação ao casamento é uma forma de viver o projeto de Deus, que é um projeto de vida e de amor.

Testemunhem ao mundo que o matrimônio é uma escolha adulta e madura, onde os dois, homem e mulher, depois de um caminho de conhecimento mútuo e discernimento decidem viver a vida em comum. Por isso, para ser feliz, o casamento não pode apenas atender as necessidades biológicas ou afetivas. Precisa ser vivido como uma vocação, como resposta a um chamado de Deus.

Queridos pais, lembrem-se que a lei do amor conjugal é a lei da comunhão e participação; não de dominação de um sobre o outro. É uma exclusiva e fecunda entrega a pessoa amada, uma entrega que se renova e se mantém fiel. Portanto, façam de suas famílias um santuário de vida e de amor; lugar sagrado e aconchegante onde cada dia o pai, a mãe e seus filhos podem voltar para refazer suas energias.

Numa sociedade onde quase tudo é provisório e descartável, pai e mãe são desafiados a nadar contra a correnteza para ensinar que vale a pena viver os valores cristãos referentes à família. Para resgatarem o valor da relação, da convivência, amizade, partilha, oração, fé e esperança. De ser “porto seguro”, referencial para um mundo sem referências.

Não sejam um casal mais ou menos; um homem casado mais ou menos. De mais ou menos o mundo está cheio! Se a sua vocação é ser pai, seja um pai segundo o exemplo de São José! Se a sua vocação é para o matrimônio, procure vivê-lo como um legítimo sinal de Deus, porque o amor conjugal é um caminho para Deus e ajuda os esposos na sublime missão da maternidade e paternidade.

Meus irmãos e irmãs, a Palavra de Deus deste domingo nos recorda que, assim como Deus não tira do caminho do profeta os problemas e as dificuldades, mas coloca-se ao lado do profeta, apoiando, sustentando e dando-lhe o alimento de que ele necessita para retomar o ânimo e concretizar a missão que lhe foi confiada; da mesma forma ele faz com a família cristã. Ele permanece no meio da família, fortalecendo-a com o Pão Vivo descido do céu, a Eucaristia; abençoando-a e protegendo-a de todos os males.

Por fim, peço a Deus Pai que abençoe todos os pais, os que ainda estão conosco; os que já se encontram em Deus; os pais que se encontram nos leitos de hospitais ou em tratamento de saúde; os pais angustiados pelo desemprego ou pela fome. Que por intercessão de São José, Deus conceda a todos vocês a graça que cada um mais necessita neste dia. Que Ele renove a esperança no coração de cada pai e conceda saúde, paz e prosperidade.

Feliz Dia dos Pais!

Com minha bênção,

 

Dom Roque Paloschi

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h